sábado, 29 de maio de 2010

Mão Boliviana


1999, as pessoas não se preocupavam com aquecimento global (eu não me preocupo até hoje), FHC comandava as coisas por aqui, o Palmeiras era o Campeão da Libertadores com Felipão, e a minha vida: Nada de Remanejo!

Minha vida era da casa da vó onde morava, à 4ª série do fundamental no Nossa Senhora do Brasil. Grandes lembranças: Torneio de futebol de 2001 (fiz três gols), Ênio e sua mãe( risadas dessa história até hoje), Caderninho da tia Dorce na 2ª semana da 1ª série., e muito mais.
Isso não vem ao caso..

Em 1999 como todos não lembram, houve no Paraguai, a belíssima Copa América.

Eu com 9 anos, não entendia direito porque torcer pra seleção, todos torcem, torceremos juntos.
Senão me engano o Brasil ganhou de 3x0 do Uruguai na Final com um gol no ângulo do Ronaldo.
Mas não foi isso que ficou pra sempre na minha memória.

Minha vó e suas 'gírias' sempre me confundiram um pouco. Sempre que eu espirrava ela dizia: "Deus te gripa bem" Que tipo de avó fala isso pra um neto?? Depois que fui entender que ela falava: "Deus te crie pro bem"
Porém o que me causou muita preocupação e algumas risadas depois, foi o famoso:

-Mão leviana (Não sei se realmente existe esse termo, e não sei explicar bem)
Algo como Mão agressiva, ou algo assim.
O problema é que eu entendia na verdade: - Mão boliviana!

Copa América, Brasil , Tia Dorce, Mãe do Ênio, Zero Remanejo, Paraguai, e a Bolivia.

Mão Boliviana, seriam os bolivianos tão violentos ao ponto de no Brasil a minha vovózinha associar uma briga minha com meu tio, (Abraço Victor!) aos arruaceiros Bolivianos... e fui mais além...

Será que os jogadores do Brasil que estavam no Paraguai, conseguiriam voltar vivos?!
Afinal a Bolívia estava lá também;
Seriam os bolivianos assassinas, estupradores, homens-bombas?

Graças à Deus (ou não) Ronaldo & cia ficaram bem, mas meu medo de Bolivianos ficou pra sempre, mesmo sabendo que nem todos eles têm mãos levianas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bóra Chicão!