1. A Urna
Moramos em um pais do terceiro mundo, com muito a avançar na área da tecnologia. Qual seria a lógica para termos a eleição mais avançada do planeta? Porque então o Japão, um dos paises mais evoluidos, não copia nossa fórmula? Porque os Estados Unidos preferem eleições manuscritas?
Eu não confio na urna eletrônica brasileira.
2. Eleições Municipais, Regionais, e Nacionais
Todos os cargos elegíveis deveriam ser pleiteados juntos. Assim acabaria com essa 'papagaiada' de prefeito eleito cumprir dois anos e depois abandonar para candidatar-se à governador, por exemplo.
3. Debates e Propaganda política
Por algumas vezes quis assistir a propaganda politica na tv, e aos principais debates deste ano. Sabem qual a reação das pessoas a minha volta? Deboche!
O povo que escolhe o presidente prefere assistir Pânico na TV do que as propostas dos candidatos.
4. Obrigatoriedade
Votar deve permanecer obrigatório sim. Quanto menos pessoas votando, mais fácil de os 'ricos' serem eleitos.
5. Campanha Poluída
Meu primeiro critério para escolher candidato é:
Não voto em quem polui a cidade com panfletos, outdoores, cavaletes, ou sonoramente durante a campanha. Imaginem o que um cidadão assim fará quando tiver poder? E o triste é conhecer pessoas que fazem exatamente o contrário. Escolhem o candidato no dia da eleição juntando seu panfleto no chão
5. Pesquisas
Pesquisas só induzem votos, à candidatos famosinhos e sem propostas. Isso tem que ter fim!
6. Educação
Um país descente se faz quase que exclusivamente pela educação. Somente quando filhos de políticos forem obrigados a estudar em colégios públicos é que o país começará a mudar de verdade.