sexta-feira, 17 de julho de 2009

100 anos de Gre-Nal..!



No próximo Domingo, 18 de julho, se completará 100 anos, do clássico "Gre-nal". Considerado por muitos, o maior clássico do país!

O primeiro clássico ocorreu em 18/07/1909, no estádio da Baixada em Porto Alegre, o Grêmio venceu por 10x0... Muitos não sabem, mas este resultado deu forças ao Internacional continuar em busca de espaço no cenário futebolístico do estado, e do país. Tanto que hoje em dia, o Inter, mantém uma vantagem de 23 vitórias a frente do Grêmio.

O Gre-nal, é o único clássico do Brasil, com dois times da mesma cidade, campeões mundiais. [Corinthians? brincou né?] Fato este que só se segue, em Milan, Montevidéu, e Buenos Aires.

Entre tantas histórias de gremistas e colorados, cada um puxando a sardinha para o seu lado. Há a minha história no clássico. E vou contá-la agora. Depois de 12 anos está história será divulgada.

“Campeonato Brasileiro 1997, 24 de agosto, estádio Olímpico Monumental, Grêmio x Internacional. Clássico 335.


O Inter estava entre os lideres do certame, e o Grêmio, vinha do titulo nacional de 1996.


Eu morava em Porto Alegre, mas por algum motivo estava com meu pai [gremista] em Canoas [cidade vizinha], e iríamos para o Olímpico ver o jogo, com alguns amigos dele [todos vagabundos, segundo minha mãe].


Paramos próximo a estação "Canoas-La Salle" do Trensurb, algum tempo depois me toquei que aquela parada estratégica, tinha ocorrido em homenagem a Bob Marley [se é que me entendem].


Pegamos o trem, descemos no centro de Porto Alegre, fomos comer um cachorro-quente. Lembro-me perfeitamente da frase do meu pai, ao passar uma torcedora gremista. "As mais bonitas são gremistas"!


Depois disso lembro somente de nós, sentados [meioexpremidossuperapertados] atrás da goleira do Danrlei [aquele goleiro meio abixornado].


O jogo começou e logo o Inter começou a fazer gols. Eu tinha apenas 7 anos, estava pela primeira vez em um estádio, estava admirado, com aquele povo todo, e com o pessoal de vermelho, lá do outro lado do campo.


O jogo estava chegando ao fim, o Inter vencia por 5x1, e fomos embora, saindo, ainda deu para ouvir uns gritos. Gol do Grêmio. Final 5x2."

Meus pais se separaram em 1996, e apartir esta data morei com meus avós, até 2001. Território completamente vermelho.


Ia a alguns jogos do Inter, sem declar-me colorado.
Em 1997 mesmo, mudei de cor. Demorei alguns meses para contar ao meu pai, esta parte foi a mais complicada.


Minha outra avó [gremista fanática] morreu em 1998, sem saber que seu neto mais velho, era colorado. Culpei-me por isso por algum tempo [Coisa de criança].

Virei colorado, e voltei ao Olímpico em 2004, ano do ultimo rebaixamento do Grêmio, desta vez não conseguia parar de pensar naquela tarde de agosto de 97.

Ninguém pode falar que virei à casaca, por interesse. Afinal o Grêmio era Campeão da América 95 e Brasileiro 96, e o Inter só foi ganhar um gauchão em 2002, depois da minha mudança.

Eu virei a casaca, e ao contrário dos que "zoam", eu escolhi meu time, não fui quieto de cabeça baixa para o lado, que me mandaram. Eu escolhi, e muito bem por sinal...


5 comentários:

  1. Sofremos um bocado nos anos 90. Essa é umas das boas lembranças. Lembro que eu tinha um mascote do Inter . na seguinte a este jogo, levei o mascote na aula e no recreio, cortaram a cabeça dele. Fiquei chorando por dias...

    bOA SORTE PRA NÓS NO DOMINGO!

    ResponderExcluir
  2. ô, vamo vamo INTEEER!

    Um gol a gente já tem garantido... Índio :D

    HUASHUASH'

    SORTE NADA: FORÇA, GARRA, DETERMINAÇÃO!

    INTER, UM SENTIMENTO, PRA MIM UMA RELIGIÃO!

    ResponderExcluir
  3. Eu senti uma certa dor de cutuvelo a respeito do corinthians... rsrsrs Mas é legal esse lance de escolher o time. Pensando bem, na verdade, a gente não escolhe, o time que escolhe a gente. Sou capixaba e meus pais nunca se ligaram em futebol. Era flamenguista por causa da minha mãe, mas ela nunca acompanhou. Sou casada com um corinthiano roxo. Torco para o "timão" ganhar, afinal, qdo ele ganha, eu ganho tbm (interesses pessoais), além disso gosto muito das cervejas que rolam na vitoria. Mas na verdade, estou torcendo mesmo para o São Bernardo Futebol Clube, time para qual trabalho (3 divisão - mas nada é para sempre). Olha como são as coisas, eu que nunca me interessei por futebol, hj trabalho para ele... Ai ai... E volto para o inicio: não é a gente que escolhe, é ele que escolhe a gente! rs

    ResponderExcluir
  4. Meu pai é Fluminense, mas decidiu não me influenciar na escolha.

    Na infância torci por Botafogo e Palmeiras, antes de decidir pelo Flamengo. Uma vez, até morrer...

    Decidi não influenciar os filhos. O Rafael (de 5 anos, escolheu o Botafogo e a Isabela (2) é Flamenguista, pelo menos por enquanto...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, até que enfim eu descobri como se comenta no seu blog.

    Amei viu?
    bjos

    ResponderExcluir

Bóra Chicão!