segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O que você vai contar para os seus netos?

Domingo, 9 de Agosto. Dia dos pais! Grandes comemorações, comilanças... Tudo a mesma coisa todo ano...

Ao invés de um par de meias e um pacote de cuecas (que eu iria comprar com os R$ 30,00 que ganhei da minha vó), resolvi convidar meu pai pra ir num café colonial que nós casualmente vamos no inverno.

Aquela história... A gente vai, come, "se empanturra" e vem embora.

Mas, infelizmente, ir só nos 4 (eu, meu pai, minha mãe e minha irmã) não tem graça nenhuma e nem vale a pena, financeiramente... Até porque, a gente comeria em silêncio e viria embora logo depois (ma viagem de 60km pra ir e mais 60 pra voltar).

Tive uma idéia ótima! Chamei meus tios e as "crias" deles... Tudo combinado, iriam a Tia (cujo nome é Jandira), o Tio Dodô, a Mariana e o namorado (o Mario, sócio do blog também...) e a Rê, junto conosco (4). Maaaaas, um "carancho" resolveu se escalar! HAHA' brincadeira... Eis então que o dono do nosso blog fez companhia a sua humilde família, pois o Dodô é seu avô...

Mas, desenrrolando a história... Fomos!
Marcado o horário, saimos daqui rumo ao café.
No caminho, Marcus no nosso carro, e o resto no nosso carro (HAHA), pois agora meu pai está com dois carros, um está com o Dodô ;)

Estrada vai, lá estamos nós... Piadas, músicas, bolsas e uma fome do cão. O Marcus olha para o painel do carro e identifica os números 1, 9, 9, 3 - 1993 km totais do carro. Ai começa a piada...

"Já passei de 1990, ano que nasci. Já passamos de 1992, ano em que a Bruna nasceu. 1994, copa do mundo, Brasil campeão. 1995 a Brenda nasce. 1997 virei colorado. [...] 2005 campeonato brasileiro roubado. 2006 o melhor ano (conquistas do Inter). 2007 Recopa - 15 anos da Bruna. 2008 ..." Chegamos no local exatamente na mudança do km 2009 para 2010. "E a Mariana vai continuar não entendendo..."

Ao chegar lá, aguadamos um pouco a organização da nossa mesa (afinal éramos 10 pessoas), subimos ao segundo lugar do estabelecimento e sentamos naquela extensa mesa...

Brincadeiras aqui e ali, "as moças" começaram a trazer as coisas...

Pão de queijo, salame, queijo, presunto, bacon, omelete, linguiça frita, pão de milho, bolo disso, daquilo, torta de limão, torta de morango, "queijadinha", mel, goiabada...

Entre quinhentos pratos de doces, salgados, cafés, sucos, "mel's", goiabadas e quiejadinhas, Marcus Duarte, sentado na ponta da mesa, repitindo toda hora:

"ALGUÉM VAI COMPRAR MEL?"

Não, Marcus, ninguém comprou mel... Em compensação, o Senhor comeu tanta Queijadinha com mel e esqueceu as Trakinas de brigadeiro que está me devendo! HASUAHSUHASU.

Mas voltando ao assunto, a moça do estabelecimento não parava de trazer pratos e pratos... Quando finalmente parou, ela fez a famosa pergunta: "Precisam de mais alguma coisa?"
Me convenci e disse pra ela: "Se possível, de mais alguém pra comer conosco..." [risadas na mesa, e o Marcus experimentando seu primeiro queijo com mel...]

Todo mundo "comido" [no bom sentido], torto de tanta linguiça frita]; a Mariana com dor nas pernas do "baile" que tinha ido na noite anterior; a Renata de ressaca, antes com fome, agora com sono... Levantamos da mesa em direção ao térreo para pagar a conta. Alguns já estavam lá em baixo (o Dodô fumando, meu pai olhando os vinhos...). Conta paga (valor alto, por sinal...), doces e besteiras pegos...

"Vamo simbora!"
Entramos no carro, tortos de tanta comilança... Já eram quase 11 da manhã, ou seja, almoço não existiria naquele domingo chuvoso...

Fomos pra casa da tia Janda. Jogamos UNO com o baralho normal e montei castelinhos de carta ao final do jogo... Jogamos forca, desenhamos... Tudo que uma família normal faz...

Família... Contei tudo que fizemos no domingo de dia dos pais e não falei do meu verdadeiro assunto de hoje...

Quem nunca teve história de família pra contar?
Imagine o dia que eu for com meu filho a um café colonial e contar essa história pra ele...
Falar das "queijadinhas com mel"... Das "linguiças fritas"... Da "volta ao tempo" através do velocímetro do carro... Do celular lento igual à dona dele... Dos faróis do carro desligados... Dos resmungues de ressaca... Das balas de funcho, gengibre, cereja... Das fotos, registros vivos de um momento que vivi com amigos e famílias, cheios de risadas besteiras... Dos jogos de cartas...
Eu vou contar essa e muitas outras histórias aos meus filhos e netos sobre como era a minha vida e as pessoas ao meu redor na idade dele...

E você, o que vai contar para os seus netos?

Por isso que a gente aproveita a vida... Comemos até explodir, viajamos para comer, falamos besteiras, voltamos no tempo, nos entupimos de queijo e mel... Enfim... Teremos história pra contar pra quem quiser ouvir.

;)

E você... Responde a minha pergunta... Se não tiver nada pra contar, se encoraje! Num final de semana invente algo mirabolante e faça... Registre e, daqui a um tempo, mostre pros seus filhos, netos...

Viva intensamente... Tenha histórias pra contar!


________________________________________________________

Pena que ninguém comprou mel! :DDD

9 comentários:

  1. fiquei ate com fome de tanta comiga que vc citou ahi...
    adoro queijadinha...

    ResponderExcluir
  2. Mazá, prima! Tri o post!
    O meu dia dos pais foi adiantado pra sábado... Como sempre, não foi tão divertido... E domingo passei o dia todo dormindo... =/

    ResponderExcluir
  3. É eu queria comprar mel, mas ja to ficando pobre de novo!!

    bela sócia essa minha...
    ta melhorando cada vez mais!!!

    Quejadiinha

    ResponderExcluir
  4. hahaha

    cara sensacional lembrei de minha infância!!

    ResponderExcluir
  5. E é isso ai!!!!!!

    O negócio e sair da rotina!!!para ter boas histórias para ontar!!!

    ResponderExcluir
  6. Poats!
    Acho que vou contar que to tentando fazer tudo que quero e gosto! inclusive ler esses posts maravilhosos!!! continuaaa!! rs

    ResponderExcluir
  7. Pelo visto, foi melhor que as meias e cuecas, não?!!! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. HAUSHAUHSUASHU' muito melhor, Samira!


    Obrigado, Ivan!

    E viva a vida intensamente :D

    ResponderExcluir
  9. O bom mesmo é como vc disse, inventar mesmo falar coisas malucas ele vai acreditar d equalquer maneira.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir

Bóra Chicão!