quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Caboclo Faroeste


Com certeza todos já ouviram falar na música "Faroeste Caboclo", da Legião Urbana., não??

Claro que sim.,
Aquela dos não muito convencionais 9'min e tanto de música.,

"Entonces"
Ultimamente fiquei sabendo que varias pessoas não entendiam muito bem essa letra, ou alguma parte dela, então vou agir...

Se tu não entendeu a história do trio, Santo Cristo, Maria Lúcia, e Jeremias, agora vai começar cair a ficha.

O CABOCLO FAROESTE

Era uma vez, João, João de Santo Cristo Morava numa pacata fazenda, no interior da Bahia., porém não nasceu para morar ali, e foi embora para conhecer o mundo, sem medo algum.
Não era um santo como diz em seu nome, pelo contrário, tinha ódio em seu sangue, porque um soldado matara seu pai., era um legitimo "capeta", ensinava todos com suas artes, como se fosse um professor, roubava o dinheiro do altar da igreja, não aguentava mais morar em uma cidade pequena, queria conhecer o mundo, conhecer o mar, os lugares que só via na TV. Comeu todo mundo, só brincando de médico, quando fez 15 foi pra FEBEM, local onde piorou de vez. Por ser alvo de preconceito, e por querer conhecer o mundo, foi embora para Salvador.
Chegando em Salvador, encontrou um boiadeiro, com uma passagem comprada para Brasília, mas não poderia ir, João comprou a passagem do boiadeiro, e se foi pra capital do país. Era natal e Brasília estava toda enfeitada, Santo Cristo, muito "bixo-do-mato" que era, se surpreendeu com a cidade grande. Conseguiu um emprego de Aprendiz de carpinteiro, e um salário de 100 mil por mês (nada de mais para a época), em Taguatinga, cidade satélite do DF. Chegando o fim-de-semana, ia gastar o salário nos bordéis da cidade. Conheceu Pablo, neto de seu bisavô, um peruano que morava na Bolívia, e traficante. O Salário de João de Santo Cristo já estava pequeno, e cansado das promessas de políticos, entrou no negócio de Pablo. Foi plantar maconha, logo ficou conhecido, enriqueceu, sem dar chance aos outros traficantes da região.
Arrumou novas amizades, e por influência deles, começou a roubar, foi preso, e estuprado na cadeia., A essa altura o diabo dentro dele, já tinha o dominado, Santo Cristo, já era um dos maiores bandidos do Distrito Fededal, não tinha medo de ninguém. Até se apaixonar, Maria Lúcia, fez João mudar de vida, votou a ser Carpinteiro e prometeu casamento à ela.
Um dia um ricasso, vai contratar santo crsito para um serviço sujo., ele não aceita, e o Senhor, promete acabar com João de Santo Cristo, inseguro João falta ao trabalho, enche a cara e descobri que tem outro ocupando seu lugar, fica mordido, e fala com Pablo, quer fazer sociedade com ele, Pablo traz da Bolivia, e João revende na sua zona.
Então apareceu Jeremias, outro traficante, que ouve falar em Santo Cristo, este era até pior que João, comia todo mundo que via, se fazendo de bonzinho. João sem tempo para ir pra casa devido ao trafico, sente saudade de Maria Lúcia e decide voltar para agilizar o casamento., porém Maria Lúcia se casa com Jeremias, e os dois tem um filho. Como já era de se esperar João se morde com isso e chama Jeremias para um duelo, marca a data e o local, e diz que acabará com o casal. Mas ele não sabia que a coisa tomaria dimensões tão grandes, o duelo era anunciado por emissoras de TV.
No local marcada, o povo comparece em peso. Jeremias atinge João pelas costas, o tumulto está feito Jeremias da risada, do baiano caido, todos em volta aplaudem o circo ali formado, João vê um filme passando em frente seus olhos, derrepente o sol bate em seus olhos, e como um anjo Maria Lúcia aparece trazendo uma das armas conseguidas com Pablo. João não querendo se rebaixar ao nivel de Jeremias, o chama a atenção, para matar o rival de frente para ele., cinco tiros atingem Jeremias. Maria Lúcia trantornada com tudo, se mata e morre junto com João de Santo Cristo, e Jeremias.
O povo não acreditava no que via., exaltavam Santo Cristo, pela morte "heróica".
João de Santo Cristo não conseguiu o queria, ao chegar em Brasília,...

"...Ele queria era falar com o presidente, pra ajudar toda essa gente, que só faz sofrer."

2 comentários:

  1. realmente essa descrição simpres e obejetiva me ajudou a entender a musica.


    eu adoro legiao... minha re-legiao.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não entendi, tio Marcus...

    Faz um quadrinho aê, por favor!!!

    PS: Bj Bruninha.

    ResponderExcluir

Bóra Chicão!